O Evento

O Cine Debate consiste na exibição de um filme com algum tema relacionado a engenharia e tecnologia. Ao final do filme, temos um intervalo com coffee break e, em seguida, uma mesa redonda com especialistas de várias áreas para debater sobre o tema abordado no filme.

Onde?

No anfiteatro Fernão Stella de Rodrigues Germano, localizado no Bloco 6 do ICMC.

Quando?

Dia 08 de Novembro, das 18:30 até 22:00

Preciso pagar ou me inscrever?

Não, o evento é gratuito e aberto para todos, porém limitado pelo tamanho do auditório.

Programação

18:30 - Exibição do episódio Queda Livre da série Black Mirror
O episódio trata do comportamento humano e superficialidade nas relações e mídias sociais, em um mundo ditado pela avaliação pessoal num aplicativo.
19:30 - Coffee break para participantes que assistiram ao filme
20:00 - Mesa redonda

Black Mirror 3x01 - Queda livre (Nosedive)

Nosedive apresenta um futuro distópico e aparentemente perfeito, onde o status social de seus habitantes dita as regras de quem sobe e quem desce na pirâmide econômica. Tal status social é edificado e medido através de um ranking, onde o indivíduo é avaliado a cada postagem e interação em redes sociais.

Neste cenário, está Lacie (Bryce Dallas Howard), uma jovem obcecada em chegar ao topo da pirâmide e passar a viver uma vida utópica ao lado de pessoas ricas, bonitas e supostamente perfeitas. Tal chance surge quando Lacie é convidada por sua abastada amiga de infância, Naomi (Alice Eve), ela própria uma das ocupantes de um lugar no topo da classificação, para ser sua madrinha de casamento, em uma cerimônia que será realizada na alta sociedade.

Mas quando ela embarca para a viagem rumo à cerimônia, as coisas não saem exatamente como planejado…

Fonte (adaptado)

Integrantes da Mesa Redonda

Christina de Rezende Rubim

  É Professora Adjunta da UNESP/FFC, no campus de Marília. Suas pesquisas são sobre a História da antropologia brasileira e espanhola e a questão nacional. É também sócia da Associação Brasileira de Antropologia desde 1992, sendo membro de sua Comissão de Ensino de Antropologia nas gestões 2004-2006, 2006-2008, 2008-2010 e 2012-2014.

Ellen Francine Barbosa

  É Professora Associada do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP, onde atua como docente desde 2005. Também é coordenadora do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Além disso, é fundadora e atual coordenadora do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd).

Heiko Hornung

  É professor doutor no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Seus interesses de pesquisa abrangem tópicos como inclusão digital, design de interação, aspectos pragmáticos de interação mediada eletronicamente entre pessoas, acesso universal à informação e conhecimento e design participativo.



Como chegar