Sematron Cult: O Enigma de Outro Mundo

Uma equipe de pesquisadores isolada em uma base remota descobriu restos de uma antiga astronave. Agora, um ou mais membros da tripulação estão infectados por um organismo alienígena transmorfo, capaz de assumir a forma de suas vítimas. Para os instintos da criatura, humanos não passam de obstáculos (talvez comida), enquanto os tripulantes devem usar seu maior número para sobreviver. Mas em quem confiar? Como saber quem diz a verdade quando sua vida depende disso? O fantasma de condenar um inocente está sempre ao redor, enquanto ainda existe ao menos um impostor entre nós.

Isso mesmo, no Sematron Cult vamos falar de Among Us O Enigma de Outro Mundo, ou John Carpenter’s The Thing.


(Bom deixar avisado, o filme tem altos níveis de gore. É realmente nojento. Não é recomendado assistir com crianças)

Imagem-1

(Créditos: Universal Pictures)

Em 1982, muito antes de ser um planeta vivo em Guardiões da Galáxia, Kurt Russell foi à Antártida viver o piloto RJ MacReady. O tranquilo trabalho dos pesquisadores, regado a álcool e cigarros como um bom filme dos anos 80, foi perturbado quando dois noruegueses ensandecidos foram mortos nas proximidades da base norte-americana enquanto tentavam caçar um cachorro (!). Acontece que o cão, na verdade, era uma criatura que permaneceu hibernando no gelo por milênios, até ser desenterrada pela equipe norueguesa. Tal criatura, ou colônia de criaturas, têm a habilidade de assumir, em nível celular, a forma de qualquer ser vivo que devoram. Mas os cientistas só descobrem o que estão enfrentando quando já é tarde demais. Com a certeza de que humanos são vulneráveis e o risco iminente da criatura se reproduzir e contaminar toda a humanidade, a melhor medida é isolar a base, mesmo que nem todos concordem.


Isso é o mais inacreditável! Quem seria contra uma quarentena que está evitando um patógeno letal de se espalhar?

bom garoto

Bom garoto! (Créditos: Universal Pictures)


Sem comunicação com o mundo exterior e tendo que enfrentar o inverno antártico com o alienígena à espreita, logo a paranóia toma conta da base. E a situação só piora quando as sabotagens começam. Se os paralelos já não bastasse, as cenas de discussão entre os tripulantes lembram muito as de certo jogo.



The Thing é mais um fruto da era de ouro da ficção científica, já que foi baseada no conto de John W. Campbell Jr. Who Goes There?, publicado em 1938. Este é o mesmo Campbell que foi editor da revista Astounding Science Fiction, como vimos na edição sobre Isaac Asimov. O conto foi adaptado outras vezes para o cinema, mas a de Carpenter, mesmo com algumas mudanças, é a mais fiel e a que fez a história se consagrar.


A trilha sonora foi composta pelo lendário Ennio Morricone, conhecido pela mais famosa trilha sonora de faroeste, o tema de The Good, The Bad and The Ugly. Mas, mesmo com a sonoplastia dando uma atmosfera de tensão ainda maior, o destaque do filme vai para o design das criaturas. Não por acaso o filme é lembrado por isso.


suspeito

Suspeito... (Créditos: Universal Pictures)


Os aspectos temáticos lembram o chamado “horror cósmico”, difundido sobretudo pelos contos de H. P. Lovecraft. Um de seus contos, At the Mountains of Madness, segue um enredo parecido o suficiente para ter inspirado Campbell, com pesquisadores na Antártida encontrando uma criatura. Talvez um dia falemos de Lovecraft, mas seus contos caem mais na área da fantasia do que da ficção científica.


Voltando ao “horror cósmico”, por falar sobre seres de formas inconcebíveis para um ser humano, é muito conveniente para quando você não tem de mostrar uma imagem. Adaptações para qualquer mídia mais “visual”, como cinema ou televisão, são difíceis, e se não feitas direito podem colocar a história à perder. The Thing faz isso direito, com seres viscerais e perturbadores para demonstrar o que seria uma natureza alienígena. Como já disse, é nojento, o que nesse caso é uma coisa boa (e não é nada que Rick e Morty já não tenham feito).


cronenberg

A referência aqui é Cronenberg, mas o espírito é o mesmo! (Créditos: Warner Bros.)

Deixando o próprio espectador em dúvida sobre em quem confiar, O Enigma de Outro Mundo é um clássico do horror por vezes esquecido e que pode ser encontrado integralmente no YouTube. Com o advento de Among Us, o filme voltou a ter um pouco de atenção, pelos paralelos que não deixam dúvida de onde veio a inspiração para o jogo. A trama inteligente e efeitos práticos invejáveis fazem do filme uma ótima pedida para o Halloween, e é provável que deixe a barriga embrulhada e algumas dúvidas no ar.

Fontes: